ANGIOTOMOGRAFIA DE CORONÁRIAS


Visa avaliar as artérias coronárias de maneira não invasiva, realiza a análise direta da parede e luz destes vasos identificando eventuais obstruções. Para isto é necessário o uso do meio de contraste iodado por via endovenosa.


Preparo

É importante que a sua frequência cardíaca esteja em torno de 60 batimentos por minuto para um exame ótimo. Se for diferente disso, será recomendado o uso de algumas medicações (betabloqueadores) para reduzir os batimentos cardíacos. 
Você será encaminhado até a sala de tomografia no momento em que for realizar o exame. Em seguida receberá uma outra medicação para aumentar o diâmetro das artérias coronarianas.
Permanecerá deitado em uma mesa que se move através de uma abertura no centro do aparelho. Logo após, o meio de contraste será administrado por via endovenosa, o que deve proporcionar uma curta sensação de calor.
Você realizará o exame monitorizado para que em poucos segundos o aparelho registre imagens das artérias coronarianas com alta resolução. 


Cuidados

Como qualquer medicação endovenosa, o meio de contraste pode causar reações adversas em uma minoria dos casos. Coceira, vermelhidão, náuseas, vômitos, espirros e inchaço nas pálpebras são as ocorrências mais comuns. Reações mais graves são raras e imediatas. É por este motivo, que todos os exame são acompanhados por médicos, biomédicos, enfermeiros e auxiliares com os recursos disponíveis para a sua segurança.
Mulheres que possam estar grávidas e portadores de insuficiência renal devem comunicar este fato à equipe que fará o preparo para o exame.


Este exame pode ser realizado na unidade: 

URC 1 - RX, Tomografia, Densitometria e Mamografia.

Rua Antônio De Lucca, 139 - Criciúma  - (48) 3461.0808

Selecione umas das opções abaixo para agendamento!

Preenchendo o formulário Abaixo